A cidade de Blumenau possui três Ofícios de Registro de Imóveis, com limites perfeitamente estabelecidos, designados, 1.º, 2.º e 3.º Ofícios de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau.
As alterações nas denominações dessas Serventias ocorridas no passado (como veremos a seguir) podem causar algumas confusões e desencontro de informações.
Pouquíssimas pessoas têm conhecimento, por exemplo, que o 2.º Ofício foi instalado no ano de 1959, tendo funcionado até 01.01.1971 com a denominação de 3.º Ofício e que o atual 3.º Ofício iniciou as atividades em 28.03.1966, tendo funcionado até 01.01.1971, sob a denominação de 4.º Ofício.
Por falta de conhecimento muitos usuários dessas Serventias Extrajudiciais, de posse de documentos antigos procuram, por exemplo, o 2.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau, quando deveriam dirigir-se ao Registro de Imóveis da Comarca de Pomerode, ou ainda, dirigem-se ao 3.º Ofício de Registro de Imóveis de Blumenau, quando deveriam dirigir-se ao 2.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau.
Sabendo dessa confusão causada pelo desconhecimento e com receio que toda a história se perca com o tempo, a sócia Roberta Arruda Schroeder Ferraz, quando ainda atuava como Oficial Substituta, solicitou ao Sr. Roberto Baier (que era profundo conhecedor de toda a história do Registro de Imóveis de Blumenau e atuou por 76 anos no 1.º Ofício de Registro de Imóveis – de 1942 até o seu falecimento ocorrido no ano de 2018), que o mesmo fizesse uma breve exposição dos fatos e datas.
Sr. Roberto além de dedicado algumas horas de sua manhã para uma interessante conversa cheia de detalhes históricos, posteriormente encaminhou um histórico resumo datilografado (‘vide’ imagem)
Conforme exposto pelo Sr. Roberto Baier, em 16.09.1933 foi criado o 2.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau, que funcionou até 09.05.1934, quando foi crida a Comarca de Indaial, passando tal cartório a ser o Registro de Imóveis da Comarca de Indaial.
Posteriormente, no ano de 1942, foi criado o 2.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau (cuja circunscrição abrangia Gaspar e Rio do Testo – atual Pomerode), passando a denominar-se em 01.01.197, Registro de Imóveis da Comarca de Gaspar (do qual quando foi criada a Comarca de Pomerode saiu a parte de Pomerode – Antigo Rio do Testo – passando a ter só a circunscrição da Comarca de Gaspar)
Em 18.04.1959 foi instalado o 3.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau e em 01.01.1971 passou a denominar-se 2.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau (denominação que permanece até os dias atuais), em virtude da criação da Comarca de Gaspar (que era o então 2.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau, conforme anteriormente exposto).
O 4.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau iniciou as suas atividades em 28.03.1966, tendo passado a ter a denominação de 3.º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca de Blumenau em 01.01.1971, com a criação da Comarca de Gaspar, conforme em epígrafe.